- Mantenha atualizado o cadastro de cada cliente com o maior número de informações que estiver ao seu alcance.
- Realize o registro das suas vendas, principalmente com a comprovação da entrega da mercadoria.
- Gerencie o status do crédito com informações como “paga”, “pendente” e “atrasada”.
Não se esqueça de estabelecer uma rotina de atuação contra a inadimplência:
- Determine regras e condições para a concessão de crédito.
- Controle as vendas e contas a receber.
- Agilize os processos com um software de gestão.
- Roteirize a cobrança dos devedores.
- Respeite o Código de Defesa do Consumidor.
EM RESUMO:
- Julgue e escolha qual a opção certa para sua empresa, tanto para conceder o crédito como para resgatá-lo.
- Crie uma política de crédito e cobrança de acordo com as particularidades do seu negócio.
Partindo dessa organização básica, você terá em mãos ferramentas eficazes e necessárias para planejar a sua cobrança e minimizar os impactos da inadimplência.
Fonte: Flávia Webster, advogada da Cesar Peres Dulac Müller, é especialista em Recuperação de Crédito.