Logo Cesar Peres Dulac Müller

BLOG CPDMA

Categoria:
Data: 24 de abril de 2019
Postado por: Equipe CPDMA

Política de crédito e cobrança: qual a opção certa para a sua empresa?

A inadimplência lesa todo o tipo de atividade econômica e é quase inevitável num ambiente de crise. Entretanto, o seu impacto sobre os agentes econômicos pode ser minimizado, como se verá neste breve artigo, que propõe uma reflexão sobre qual é a política correta de crédito e cobrança para a sua empresa. Adiante.

A política de concessão de crédito tem por objetivo traçar estratégias de entrada e fixação no mercado, minimizando, na medida do possível, o risco e o impacto da inadimplência no fluxo de caixa da empresa; ou seja, visa a alcançar o lucro, com ajuste de risco, e a satisfazer os clientes, ao mesmo tempo em que procura manter um sólido portfólio de crédito.

O primeiro passo para o estabelecimento de uma boa política de concessão de crédito passa pelo autoconhecimento. A empresa precisa entender qual é o timing em que o seu empreendimento se encontra. Assim, antes de qualquer ação, deve procurar respostas para os seguintes questionamentos: estou entrando ou já domino o mercado em que atuo?; qual a minha capacidade de caixa para enfrentar a inadimplência?; para quem eu posso conceder crédito?; que critérios devo utilizar para avaliar um possível cliente? Ou seja, avalie o risco do seu cliente e conheça os seis Cs do crédito, uma estrutura de análise bastante utilizada. Veja, a seguir, em que consistem.

Caráter: São informações referentes à índole, idoneidade e reputação do cliente. Capacidade: Este “C” deve fornecer informações que possibilitem avaliar se as receitas e despesas permitem o cumprimento das obrigações a serem assumidas. Capital: Informações referentes à estrutura de capital, endividamento, liquidez, lucratividade e outros índices financeiros obtidos por meio dos demonstrativos financeiros do cliente. Colateral: É a capacidade da empresa ou dos sócios em oferecer garantias ao empréstimo. Condições: Informações referentes à capacidade dos administradores de se adaptarem a situações conjunturais, ter agilidade e flexibilidade de adaptar-se e criar mecanismos de defesa. Conglomerado: São informações da situação de outras empresas situadas num mesmo grupo econômico e como poderão afetar a empresa.

É muito importante lembrar que o ritmo financeiro em que a empresa se manterá no mercado, em relação às vendas, será determinado pela política de crédito adotada por ela.

O fato é que, mesmo adotando uma política de crédito rigorosa, nenhuma empresa está a salvo de se tornar vítima da inadimplência no atual momento. Por isso, o empresário precisa ter em mente que, ao invés de excomungar o cliente inadimplente, é mais produtivo apostar numa boa estratégia de cobrança.

É possível, com medidas simples, tornar a retomada do crédito mais eficaz. Dentre estas, são imprescindíveis: atualizar sempre o cadastro de cada cliente, checando e consolidando o maior número de informações que estiver ao seu alcance; realizar o registro das suas vendas, principalmente com a comprovação da entrega da mercadoria, especificando o código da compra ou número da nota fiscal, valor da transação e a quantidade de parcelas; manter atualizado e sob controle o status do crédito, com informações como “paga”, “pendente” e “atrasada”. A partir dessa organização básica, é possível ter as ferramentas necessárias para planejar a cobrança, sendo ideal estabelecer uma rotina de atuação contra a inadimplência.

Enfim, partindo dessas premissas, cabe ao empresário escolher as opções mais adequadas para concessão e resgate do crédito oferecido no mercado. O mais importante é criar uma política de crédito e cobrança de acordo com as particularidades do negócio, para minimizar os riscos de calote.

De tudo o que foi dito, é crucial seguir os seguintes passos: determinar as regras e condições para a concessão de crédito; anotar todas as vendas e controlar as contas a receber; agilizar os processos com um software de gestão; roteirizar e organizar a cobrança dos devedores; e, por fim, respeitar o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Fonte: Flávia Webster, advogada da Cesar Peres Dulac Müller, é especialista em Direito e Processo Civil e em Recuperação de Crédito.

Voltar

Posts recentes

Conheça a classe de ativos - DESENHO INDUSTRIAL

Na nossa série de posts que explicam as diferenças entre as classes de ativos intelectuais, hoje trataremos do DESENHO INDUSTRIAL. O Desenho Industrial é a forma plástica ornamental de um objeto – por exemplo, o design de um produto ou o conjunto de linhas aplicadas a um produto, como uma estampa – que lhe proporcionem […]

Ler Mais
Conheça a classe de ativos - PATENTES

A PATENTE é um título de propriedade concedido pelo Estado sobre um invento inédito (patente de invenção) ou derivado de outro já existente (patente de modelo de utilidade). O pedido de registro é realizado junto ao INPI, conferindo ao seu titular, através da concessão, o direito de impedir que terceiros fabriquem, usem, exponham à venda […]

Ler Mais
Nome Empresarial: conheça essa classe de ativos

Continuando com nossa série de posts que explicam as diferenças entre as classes de ativos intelectuais, hoje trataremos do NOME EMPRESARIAL. Embora por vezes a marca – cuja natureza já foi descrita no post anterior – possa ser confundida com o nome empresarial, trata-se de institutos jurídicos distintos. O nome empresarial identifica a empresa por […]

Ler Mais
PERSE: alterações legislativas no programa emergencial de retomada do setor de eventos

Lei nº 14.859/2024: alteração das regras do Perse para o período de 2024 a 2026. O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos - Perse foi criado em 2021 com vistas a socorrer as empresas ligadas ao setor de eventos - atividade mais afetada com a pandemia da COVID-19, a partir da redução a […]

Ler Mais
A extensão da cobertura securitária nas enchentes

As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas destruíram fazendas, imóveis e veículos. Mesmo com seguro, os proprietários de carros ou imóveis devem verificar a abrangência da cobertura nas apólices para identificar se conseguirão indenização. Os seguros básicos para carros e imóveis não costumam cobrir enchentes. As contratações contra pane elétrica, […]

Ler Mais
O acordo para venda do medicamento para emagrecer mais famoso do momento

Recentemente foi noticiado que a empresa brasileira BIOMM celebrou acordo com a indústria farmacêutica BIOCON para distribuição no Brasil de um medicamento similar ao Ozempic, indicado para tratamento da diabetes, mas utilizado principalmente para tratar a obesidade. Contudo, isso só será possível porque a detentora da patente do remédio, por certo autorizou, mediante contrato de […]

Ler Mais
crossmenuchevron-down
pt_BRPortuguês do Brasil
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram